detector de greenwashing

ANÁLISE DE CASO 00B

ANÁLISE DE CASO 00B

SOLICITANTE: Sniffer (busca ativa) – CIDADE/UF: Brasil

Imagens Capturadas (aleatoriamente em supermercado)

IDENTIFICAÇÃO GERAL E ANÁLISE:

Produto/Serviço: Não se aplica – Segmento: Não se aplica

Marca: Não se plica – Fabricante: Não se aplica

Atributos Ambientais Alegados:

  1. “Você escolhe um mundo melhor”;
  2. “Garrafa feita com plástico reciclado”;
  3. “Ingredientes biodegradáveis”;
  4. “Cuida do meio ambiente”.

Informações Adicionais: Vendido em diversos estabelecimentos varejistas.

Análise e Contextualização:

Item 1) Transfere integralmente ao consumidor a “escolha por um mundo melhor”, é uma afirmação desprovida de qualquer bom senso, pois a própria Política Nacional de Resíduos Sólidos(PNRS) Lei nº 12.305/2010 destaca que a responsabilidade deve ser compartilhada, sendo o consumidor, por motivos óbvios, a parte mais frágil desta relação.

Item 2) Afirma que a garrafa (embalagem) é feita de plástico reciclado e em 100% de sua composição, no entanto é sabido que utilizar 100% de plástico reciclado na produção de uma nova embalagem é um grande desafio, devido a falta de infraestrutura de coleta e triagem eficiente, a enorme variedade de tipos de plástico que são barreiras significativas no processo, além da falta de incentivo econômico e viabilidade para o reaproveitamento em larga escala. Por isso, é comum que empresas usem apenas parte de material reciclado e outra de material virgem para produzir uma nova embalagem.

Item 3) Afirma que os ingredientes do produto são biodegradáveis, mas não informa em que proporção em relação ao total de componentes de sua fórmula, pois é sabido que a maioria de sabões e detergentes comuns (caso em questão), costumam conter em suas formulações diversos outros componentes que, além de levaram muito tempo para se degradarem, prejudicam a vida aquática, pois costumam produzir muita espuma (pelo uso de químicos tensoativos), o que dificulta a entrada de oxigênio em rios e lagos, prejudicando peixes e outras formas de vida. Além do mais, a menção de ingredientes biodegradáveis na fórmula do produto, apenas indica que essas substâncias poderão se decompor pela ação de microrganismos, como fungos e bactérias, representando isso uma menor nocividade e maior absorção pela natureza, mas não necessariamente significa que serão eliminados 100% dos danos que possam vir a causar, principalmente quando são despejados ou descartados em determinados ecossistemas mais sensíveis.

Item 4) Autoafirma que o produto/empresa “cuida do meio ambiente”, mas não diz como e nem sequer detalha informações e ou dados para atestar tal alegação, o que há torna absolutamente vaga.

Opinião do Sniffer:Há indícios de GREENWASHING!

Transferir a responsabilidade ao consumidor pela “escolha por um mundo melhor”, ou afirmar que “cuida do meio ambiente” de forma vaga e aleatória, são alegações vazias e que apenas parecem pretender isentar a empresa de cumprir de fato com sua parte. Afirmar que usa 100% de material reciclado em sua embalagem sem apresentar provas, dados e informações precisas, nem formas de serem feitas checagens/validações desta alegação é algo crítico. Por fim, afirmar que utilizar ingredientes biodegradáveis sem especificar em qual percentual quando comparado a todos os componentes da fórmula, parece buscar induzir ao erro de que por isso o produto é ambientalmente seguro. Em não havendo comprovação e informações mais detalhadas destes “atributos/qualidades ambientais” relacionados, estamos diante de um caso que comete os pecados “da falta de prova, da imprecisão (termos vagos) e do custo ambiente camuflado ou oculto”.

ANÁLISES EM DESTAQUE

COMBATENDO O GREENWASHING


Vou te ajudar a identificar e revelar se as marcas, serviços ou produtos que você consome ou irá consumir, possuem ou não indícios da prática de greenwashing (propaganda ambiental enganosa), e como enviar sua solicitação de análise personalizada para que você não caia na “armadilha” do greenwashing. Acesse o Detector de Greenwashing neste site e encontre outras análises de caso já publicadas.